O que fazer na Praia da Pinheira e Guarda do Embaú
A Praia da Pinheira é um vilarejo de praias com mar geralmente calmo, costões, morros e trilhas.
Sua tranquilidade atrai muitas famílias, que lotam hotéis, pousadas e casas de aluguel durante o verão.
As principais praias são Praia de Baixo, Praia de Cima, Prainha e Praia do Maço.
A Praia de Baixo tem águas calmas, muitos bares e restaurantes. Por sua proximidade da Vila da Pinheira, é bastante frequentada por famílias.
Devido à ausência de ondas também é utilizada para a prática de esportes como natação, vela e windsurf.
Além disso, por causa da sua extensão (7 km) e da areia bem firme, ela é ótima para corridas e caminhadas.
Praia de Cima, minha preferida na região da Pinheira.
Já a Praia de Cima, com apenas 700 metros de extensão, é muito aconchegante e oferece uma linda vista das ilhas da região, incluindo o sul de Florianópolis.
Localizada a leste da Praia de Baixo (elas são separadas por um costão) está limitada pelo morro da Toca e a Ponta das Andorinhas.
Vale muito a pena caminhar pela trilha que leva ao extremo da Ponta das Andorinhas, pois o local tem inúmeras pedras que criam piscinas naturais quando a maré está baixa.
=> Casas para Alugar / Casa de visual impar sobre a pedra
Na minha opinião, se hospedar na Praia de Cima é das melhores opções na Pinheira.
Conheci essa casa que pertence a uma família a mais de 40 anos, e agora dividem a magia desde lugar com outros viajantes!!!
A casa é quase pé na areia, fica em cima de uma pedra com acesso por uma pequena trilha que sai da praia Praia de Cima.
A Prainha, com suas ondas fortes, é o destino predileto dos surfistas da região.
Ainda selvagem, sem construções e com acesso somente por trilha, ela é uma ótima opção para os que gostam de privacidade, ainda mais por estar rodeada por morros com mata nativa, costões e dunas.
A dica importante para quem deseja conhecer a Prainha é levar água e lanches, uma vez que não há comércio no caminho.
Também vale a pena conhecer o Vale Utopia e a Praia do Maço, num lugar rodeado por Mata Atlântica e repleto de grutas, sendo a Gruta da Rapinha a mais famosa.
Outro atrativo é um penhasco de pedras, com uma vista incrível do mar. A Praia do Maço, com apenas 50 metros de extensão e isolada (por ser de difícil acesso), é perfeita para quem busca paz.
Trilha Pinheira / Guarda do Embaú
Sério, eu adoro ficar largado na praia tomando cerveja e comendo todas as delícias que vendem na praia…açaí, milho, sorvete, pastel. Porém, o que mais gostei de fazer quando visitei a região de Palhoça, foi a trilha entre as praias da Pinheira e Guarda do Embaú, o passeio mais famoso por aqui.
Num trajeto de aproximadamente 10 quilômetros, encontrei paisagens ainda intocadas, além de conhecer a Prainha, Vale da Utopia e a Praia do Maço.
Como estava hospedado na casa que recomendei logo acima, comecei a trilha na Pinheira, com acesso justamente pela Praia de Cima, bem pertinho da casa.
A trilha atravessa morros, campos abertos, mata fechada, pedras e vários trechos de areia, caminhando pela praia. O passeio é cansativo, mas como pode ver pelas fotos, o visual é sensacional.
Não deixe de levar água, protetor solar e alguns lanches, afinal são 10km e várias praias, então recomendo se preparar para passar o dia todo, terminando o passeio já no fim da tarde ao chegar na Guarda do Embaú.
Ahhh, é bom levar um saco estanque para proteger sua carteira e eletrônicos, pois terá que atravessar duas vezes o Rio da Madre, ao chegar na Guarda.
A travessia principal pode ser feita em barcos (dependendo do horário e época do ano), mas a outra somente a pé (na maré baixa) ou a nado.
Guarda do Embaú
Chegando na Guarda do Embaú, seja pela trilha ou direto na vila, logo se percebe que ela tem um charme especial.
A praia e a vila são separadas pelo Rio Madre e a travessia pode ser feita por barcos guiados pelos nativos, a nado ou caminhando, quando o rio está baixo.
Além disso, o rio é um ótimo cenário para passeios de caiaque e canoa, um verdadeiro paraíso para os amantes do verão, e principalmente do pôr-do-sol.
A praia é longa, de areia clara e fina, para mim uma das melhores praias do Brasil. As ondas são mais fortes próximo a foz do Rio Madre, atraindo muitos surfistas.
Porém, é preciso ficar atento ao período da pesca da tainha, que vai de abril a julho, pois nesta época as atividades náuticas, inclusive o surf, ficam suspensas.
À noite, o centrinho da Guarda do Embaú fica agitado, com várias opções de restaurantes e bares, que ficam cheios principalmente em feriados e finais de semana do verão.
Para quem gosta de trilhas, na Guarda é possível fazer uma que não é tão radical, mas ainda assim proporciona um vista de tirar o fôlego.
A dica é subir a Pedra do Urubu, através de uma trilha que dura cerca de meia hora, e te garanto que a paisagem lá de cima compensa qualquer esforço.
Do alto, é possível ver boa parte da Baixada do Maciambú, incluindo a Praia da Pinheira, Praia da Guarda do Embaú, Ilha dos Corais, Praia da Gamboa, Siriú, Garopaba, Rio da Madre, Paulo Lopes, entre vários outros destinos turísticos de Santa Catarina.
=> La Bella Villa – Casa para Alugar na Guarda do Embaú
Fiquei hospedado nessa casa na Guarda do Embaú, charmosa e confortável casa em madeira localizada a 150m do mar, distribuída em 5 quartos e 3 pavimentos com vista panorâmica do mar, da serra e do parque estadual. Conforto e aconchego integrando a energia natural da Guarda do Embaú.
Praias da Pinheira e Guarda do Embaú
Sou apaixonado pelo litoral de Santa Catarina e vários outros destinos na região sul do Brasil. As praias de Bombinhas são apaixonantes, assim como Garopaba, Farol de Santa Marta e Floripa, além de destinos no interior como Blumenau ou Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul.
Posso te garantir, a região da Praia da Pinheira e Guarda do Embaú está entre as mais bonitas do Brasil, então comece a planejar e bora viajar mais
Matériad o site:
Leia mais: https://www.queroviajarmais.com